Cicatrizes, por David Small

Cicatrizes - contra-capaLi ontem a graphic novel chamada Cicatrizes, de um ilustrador americano chamado David Small. Ganhei de presente e não conhecia nada sobre o autor nem a obra. Fiquei fascinado.

Cicatrizes é um livro de memórias escrito pelo próprio ilustrador. Ele revive sua infância e adolescência problemática. Conflitos com os pais, relacionamentos difíceis e doenças são retratados em imagens lindas e profundas. Cada quadro parece uma pintura, desenhado com se fosse uma obra em si. No fundo, a força das imagens acompanha o próprio drama da história. O livro gira ao redor de uma cirurgia tardia a que David se submeteu aos quatorze anos, para remoção de um suposto cisto sebáceo.

O livro lembra de longe uma outra graphic novel que comentei aqui, Maus – A História de um Sobrevivente, de Art Spiegelman. É impactante ler um trabalho autobiográfico que disserta sobre um longo período de real sofrimento. É belo ver o autor se reler. É preciso ter coragem e equilíbrio para olhar para trás e ilustrar passagens tão dolorosas da vida, transformando-as em obra de arte.

Esta entrada foi publicada em livros. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.