As melhores apps do momento

Se você for agora ao site da Exame, a mais conhecida revista de negócios do Brasil, certamente encontrará entre as matérias mais lidas algo como “As melhores apps para iPhone desta semana”. Depois de escrever a frase anterior, fui lá conferir e achei Os 30 melhores apps de 2012 para iPhone, iPad e Android como a segunda matéria mais lida da última semana. Melhores pra quem? Para alguém que se acha expert dentre o bilhão de pessoas que usa smartphones? Ah, OK, deixa os caras. Mas se podem eles, posso eu.

Apps é paixão. Você curte e às vezes perdura. As que curto atualmente seguem.

imdbIMDB. A qualidade da app é muito boa, muito ágil. A busca é incrível, pois não é apenas por palavras-chave. É contextualizada e leva em conta a relevância do filme. Uso muito o Watchlist. Se você lê sobre algum filme ou alguém te recomenda, você o acha facilmente pela busca e clica no botãozinho “Add to watchlist”. O filme ficará lá guardadinho na sua lista de desejos. Assim, você pode tentar evitar aqueles trinta minutos de ansiedade e indecisão na locadora ou no menu da Netflix.
Outra feature interessante são os ratings. Sempre que assisto um filme, coloco uma nota no IMDB. Isso serve para várias coisas. Uma delas é que lembro quais filmes assisti nos últimos tempos, pois o IMDB cria uma lista virtual chamada “Your ratings”, que contém tudo que você já classificou. Isso ajuda muito nos momentos em que você quer comentar com amigos sobre um filmes e não lembra sequer o nome. Ali tem também, naturalmente, a nota que você deu para o filme. O IMDB, que não é bobo nem nada, usa essa base de conhecimento para recomendar filmes que você pode gostar.
Como é de praxe hoje em dia, isso tudo tá na nuvem. Então seu perfil do IMDB é o mesmo no iPad, iPhone, browser, Android e tudo mais.
Se você quiser ver minha lista de ratings, está aqui em joaodelvalle’s ratings.

whatsappWhatsApp. Não basta ter. Tem que deixar do ladinho da app nativa de SMS. Assim, quando alguém envia, a mensagem não corre o risco de ficar esquecida em alguma página obscura do seu desktop do iPhone. Um fato curioso é que o Whatsapp salva automaticamente as fotos que você recebe em seu Photostream. Se você é um usuário prendado, isso faz com que estas fotos sejam imediatamente replicadas para seus outros computadores. Então se seus amigos ficam de sacanagem enviando fotos – ahm – chulas, por whatsapp, tome cuidado próxima vez que for mostrar seu Photostream em um ambiente familiar.

kindleKindle. Baby, ninguém mais lê livros de papel. Não seja dinossauro saudosista. Você compra o livro, instala no tablet e lê na cama. Quando está no ponto de ônibus ou no aeroporto, pode sacar seu celular e pã! Está lá seu livro na página exata onde você estava lendo no outro dispositivo. É dar mais acesso à leitura, é modernizar a mídia. A essência está toda lá, acredite. As dezenas de horas que você passará sozinho com aquele romance ainda serão as mesmas. A diferença é que você não poderá exibi-lo como um troféu em sua biblioteca.
Bah, que amargo, tchê! Desculpe, não é pra ser agressivo, só pra gerar uma polemicazinha saudável.

pocketPocket. O Pocket antes chamava-se “Read it Later”. É um conjunto de aplicativos que gerencia uma fila de itens que você vai guardando para ler depois. O caminho mais útil é um plugin que você instala no browser. Meu Firefox do trabalho tem o Pocket instalado, por exemplo. Aí, quando um amigo me envia um texto, vídeo ou cruzo com algo interessante na Internet, mas não quero perder o foco naquele momento, aperto o botãozinho “Read Later”. Isso grava o item na minha conta do Pocket. Aí, em casa, com muita calma, tenho tempo de abrir o Pocket no meu tablet e ver o que há de interessante que deixei para ler depois. O aplicativo do iPhone permite que você leia os artigos no banheiro, no aeroporto, no ônibus, na fila do proctologista.

wunderlistWunderlist. Esses caras, além de terem o site mais lindo da terceira pedra, fazem um aplicativo muito prático. Como muitos outros, ele basicamente guarda listas de coisas. Atualmente, tenho coisas como “Lista de Itens para lembrar quando for pra praia”, “Lista de presentes”, etc. A lista de presentes é especialmente útil. Muitas vezes que quero presentear alguém, me dá um branco. Com o Wunderlist, vou armazenando a ideia de presentes a medida que me passam pela cabeça. Aí, quando chega alguma data especial, já temos subsídio.

smartviewSmartView. Este é um aplicativo interessante para quem tem Smart TV da Samsung. Ele é um controle remoto completo. Tem todos os botões. Além disso, tem também um teclado QWERTY, que ajuda muito a navegar e fazer outras entradas de dados na TV. É útil principalmente em apps como YouTube, onde você precisa digitar o nome do vídeo ou canal que quer assistir, e fazer isso pelas flechinhas do controle remoto é um saco.
Ele se conecta à TV por wifi e serve como um controle remoto extra.

glympseGlympse. Esse é o máximo, meu xodó do momento. O caso de uso é o seguinte. Quando você vai se encontrar com alguém em algum lugar (para almoçar, café ou dar carona, por exemplo) , fica sempre naquela “tô saindo”, “tô chegando”, “pode descer”. Identificou-se? Pois é. E acaba gerando um certo conflito, pois o “desce em 2 minutos” de um nunca bate com o “estou descendo” do outro.
Com o Glympse, esse problema acaba. Você manda um Glypmse para seu amigo e ele vai acompanhando onde você realmente está. O Glympse típico tem prazo curto de validade. Portanto, seu amigo o acompanhará pelos próximos 30 minutos. Isso é suficiente para que ele veja que você já está chegando. Você pode também enviar um Glympse para várias pessoas e combinar um lugar de destino. Todos compartilharão a mesma visão.

wazeWaze. Fui meio cético quando um amigo me apresentou esse GPS colaborativo. Eu tinha pago USD 40 em uma app de GPS e era feliz da vida, pois não precisava de conexão 3G para usá-lo. Os GPS 3G que eu conhecia eram todos lentos e bugados. O Waze é outro mundo. É muito leve e não destrói a bateria. OK, come, mas não destrói.
Acho que nem vou entrar aqui no detalhe das funções colaborativas, pois acho que você já conhece o Waze. Se não conhece, baixe já. É a melhor app GPS do momento, sem dúvida. Além de usável, os caminhos vão sendo atualizados pelos usuários e o roteador leva em conta o tráfego realmente do momento (reportado automaticamente pela comunidade naquele minuto) para buscar a melhor rota. Ele é todo gamificado, com um ranking mundial e nacional dos wazers mais assíduos.

tocabocaFamília Toca Boca. Todos os games desses caras são ótimos. São feitos com muito carinho e cuidado, muito adequados para crianças de 2 a 5 anos. Diversão saudável. Tem o Toca Band, Toca Hair Saloon, Toca Kitchen, Toca Doctor. São vários, dá pra criança alternar bastante e não fica viciada. Bom, não garanto. :)

Esta entrada foi publicada em etc. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

5 respostas para As melhores apps do momento

  1. Boas dicas. Eu já uso quase todos. O Whatsapp é fundamental – se você estiver em uma boa conexão, dá prá mandar áudio também.

    O Pocket é a maior mão na roda. Não conhecia o Wunderlist, mas vou experimentar.

    Se puder dar meus pitacos, sugiro o Expense Manager (um ótimo organizador financeiro) e o BeyondPod – esse só prá Android – para organizar e baixar automaticamente podcasts.

    E, quanto ao Kindle: sorry, mas NADA substitui o cheiro de livro, a sensação tátil e a satisfação de olhar prá estante e ver todas aquelas lombadas coloridas. No dia que me virem lendo um livro numa tela, me internem.

  2. Henrique disse:

    Adorei o Pocket…

  3. Eduardo disse:

    Sou um cara meio por fora do mundo da tecnologia, mas o pocket realmente é fantástico, consegui tirar umas abas do meu Firefox que já estavam ali há anos! Valeu! :)

    A aplicação do IMDB para iPad eu já usava, é infinitamente melhor que o website deles.

  4. Ana disse:

    Adorei as dicas. Vou experimentae aquele pra criança, não conheço. Bjo

  5. Amanda disse:

    Boas dicas! Lembrei assim de sincronizar o app do Kindle com ele.. Que também é fantástico! Suporta centenas de livros, a bateria dura em torno de dois meses, é super leve e de leitura confortável. Recomendadíssimo!
    Obs: Um programa chamado calibre sincroniza os livros com o kindle, baixando o custo do livro para zero.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.