Partition Magic? No, tenqs!

Uma licença do Partition Magic: US$ 69,95. Uma cópia pirata do Partition Magic: mil anos no inferno. O Partition Magic congelar no 33%: não tem preço. Para todo o resto, existe o ntfsresize. ;-)

Tinha uma partição NTFS no meu HD e queria dar uma diminuída nela para criar outra e instalar o Solaris 10, sem perder os dados do Windows. Como uma ótima alternativa ao Partition Magic, usei as ferramentas do projeto Linux-NTFS. Descrição no site:

The goals of the Linux-NTFS project are to develop reliable and full feature access to NTFS by the Linux kernel driver, and by a user space filesystem (ntfsmount), and to provide a wide collection of NTFS utilities (ntfsprogs) and a developer’s library (libntfs) for other GPLed programs. We have achieved already a lot, with high quality results.

Para instalar:

apt-get ntfsprogs

Para fazer o redimensionamento da partição, segui o exemplo desta página. Tudo funcionou como esperado.

Outro fato relacionado é a nova versão do GParted LiveCD. É só bootar pelo CD e manipular suas partições de uma maneira “gráfica e intuitiva”.

Esta entrada foi publicada em etc. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas para Partition Magic? No, tenqs!

  1. Manus disse:

    Realmente o Linux-NTFS é uma mão na roda. Uso o kernel-module para acessar a partição XisPê da minha estação: “mount /dev/sda6 /mnt/windows/ -t ntfs -r -o umask=0222”
    O problema é que uma vez instalado o kernel-module, deve se ter muito cuidado com as atualizações do kernel do Linux, pois pelo que entendi cada compilação do kernel-module é específica para uma versão kernel do Linux. Isso acabou fazendo eu congelar as atualizações do kernel, ainda estou na 2.6.11 :(

  2. joao disse:

    Pois. Acho que o negócio é mesmo dividir o máximo seu HD em partições (e.g., uma para /home, uma para /opt etc), para facilitar a atualização de distro. O Ubuntu 6.06 vem com o kernel 2.6.15, e não precisei alterar nada. Só apt-get pra cá e pra lá (ok, já enchi o saco com isso :) ).

  3. Pingback: Subterfúgios » Blog Archive » GParted testado

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.