Entenda Feeds RSS

Você já deve ter visto em vários sites um iconezinho escrito XML ou RSS. Talvez já tenha até usado feeds RSS, através de um agregador ou do Mozilla Thunderbird. É um mecanismo fenomenal de recebimento de notícias, blogs, fotologs etc. A pedidos, vou explicar mais ou menos como funciona.

Primeiro, os benefícios. Com RSS, por exemplo, você não precisará ficar visitando este blog atrás de posts novos. Ao invés disso, eles podem chegar até você como se fossem emails. A maioria dos blogs fornece feeds RSS, através dos quais você pode monitorar novos posts e comentários. Em outro exemplo, você pode ser notificado toda vez que seu amigo colocar uma foto nova no Flickr. Ou você pode ir ao site da BBC e assinar o RSS de notícias sobre o Mundo para saber, por exemplo, toda vez que os EUA colocarem tropas no Paraguai, ou no site do Estadão e assinar as notícias de esporte (Paraná x Corinthians, neste sábado). O Audioscrobbler também fornece feeds RSS, para que você possa ver o que seus amigos estão escutando em tempo real.

Como isso tudo funciona? Vamos tomar o exemplo deste blog. O que você vê aqui é uma página HTML, que seu browser pode decifrar e apresentar, cheia de cores, fontes e figuras. O servidor deste blog é que montou esta página HTML. Poderia existir um programa que lesse esse HTML, analisasse-o, visse se há posts novos e enviasse um email para você avisando. Isso, porém, dá muito trabalho ao programa e, como sabemos, o que é complicado não pega. HTML não foi feito para isso. HTML é uma linguagem meio bagunçada, despadronizada e muito poluída com instruções sobre como apresentar o conteúdo, ou seja, coisas como a cor da borda, a fonte do título, o espaçamento da seção ou o papel de fundo da página. Um feed RSS é como se fosse uma página HTML totalmente enxuta, só com as informações sobre o conteúdo em si.

Clique aqui e dê uma olhada neste exemplo. O feed RSS principal deste blog. Há uma tag <rss>, que tem dentro uma tag <channel>. Este canal tem o título do blog, descrição, data e mais algumas informações sobre o feed. A tag </channel><channel> tem também uma seqüência de tags <item>, que são os itens deste feed. No caso de nosso exemplo, estes itens são os últimos posts do blog. Eles têm título, link, link para comentários, data e, adivinhe só, o conteúdo do post (tag <description>). Você pode ver que este post mesmo também está lá.

Veja então que o feed RSS do blog é realmente uma versão magrinha do HTML do blog. E, mais importante, uma versão padronizada. Todo o site que diz que fornece um feed RSS 2.0 de seu conteúdo, proverá um feed exatamente no mesmo formato. Canal, título, itens etc.

Isso foi o servidor RSS. Agora, do outro lado, do lado cliente, do seu lado. É bastante intuitivo o que acontece do lado cliente. Existem programinhas para os quais você dá o endereço do feed (por exemplo, http://www.subterfugios.net/blog/feed/) e eles ficam vigiando aquele endereço. Sempre que houver algum item, neste caso, post, que você ainda não leu, o programa avisará. Na verdade, qualquer programa pode fazer isso, RSS pode ser usado como uma maneira de comunicação entre programas/servidores/máquinas que não tem nada a ver com blogs ou posts.

Uma maneira muito fácil de se usufruir dos feeds RSS é usar um cliente de email que tenha um agregador RSS integrado (agregador é o programinha que fica no seu computador monitorando o feed). O exemplo clássico é o Mozilla Thunderbird. Você assina os feeds (News & Blogs / Manage subscriptions) e, sempre que houver um item novo em algum dos feeds assinados, este item aparecerá como uma nova mensagem de email na pasta daquele feed. Clicando no item, o conteúdo do post aparecerá. Intuitivo.

Lembre-se que a analogia com email é meramente ilustrativa e não está incluída no produto. A sério, RSS não tem nada a ver com email, nem spam. A única semelhança é que feeds RSS podem ser cadastrados em seu leitor de email, caso haja suporte.

Bom, desculpe se pareci estar dando aula para uma criança de três anos, meu texto didático deixa a desejar. Espero que tenha transmitido o mecanismo simples porém poderoso que são os feeds RSS.

Esta entrada foi publicada em etc. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para Entenda Feeds RSS

  1. Pingback: tramodol

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.