HDR no GIMP

Fiz meu primeiro teste com fotos HDR (High Dynamic Range). Usei o GIMP e este tutorial com nome sugestivo: Fotos HDR com o GIMP. O assunto da foto é a esquina da Fernando Simas com a Martin Afonso, no primeiro feriado de 2010.

Tirei três fotos: uma com a exposição normal, uma com dois f-stops acima e outra com dois f-stops abaixo. Depois, fiz a composição das imagens no GIMP. As imagens a seguir são a original e a HDR final. Ambas com um pós-tratamento de níveis.

Imagem original - Fernando Simas x Martin AfonsoImagem original – Fernando Simas x Martin Afonso.

Imagem HDR - Fernando Simas x Martin AfonsoImagem HDR – Fernando Simas x Martin Afonso

Dá para notar algumas características do HDR, como cores mais vivas e saltadas. Não usei o tripé direito, então a imagem ficou borradinha – prometo melhorar. Dá para ver dois carros, que só estavam passando no momento de uma das fotos e também duas pessoas, em frente ao portão do lavacar.

A principal diferença no resultado é a amplitude de exposição. Na imagem HDR, consegue-se ver mais vivas as cores atrás do muro (canto inferior esquerdo) e das folhas da árvore em primeiro plano. Estas ficam subexpostas na foto original. E isso não faz com que as partes claras fiquem superexpostas, como a faixa de pedestres na imagem original.

Para exemplos profissa de HDR, dê uma olhada no site do Eduardo.

Esta entrada foi publicada em fotografia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas para HDR no GIMP

  1. Eduardo disse:

    Profissa mesmo é o cara que escreveu o tutorial que eu segui: http://www.stuckincustoms.com/hdr-tutorial/
    Eu nem faço todos os passos, uma pq não manjo mto do Photoshop, outra pq se fosse fazer ia gastar uns 2 dias por foto :)
    Vale a pena ver o site e o flickr do cara, ele diz que faz 85% de suas fotos com técnicas de HDR. Algumas são inacreditáveis de boas.
    Pelo que vi do tutorial do GIMP, fazer com o Photomatix é MUITO mais fácil e rápido. O pós-tratamento é indiferente ser no Photoshop ou no GIMP, use o que está mais acostumado.

    Ah, a foto que se referiu é pseudo-HDR. Foi feita a partir de uma única foto e não 3. Outra parada massa do Photomatix.

  2. joao disse:

    Legal. Instalei o Photomatix ontem. É muito fácil mesmo, a foto fica perfeitinha. Passando um levels depois, fica show. Só fico pensando, com toda essa coisa digital de Photoshop e GIMP, se HDR não pode ser considerado apenas mais um tipo de filtro. Perde um pouco do “romantismo” da superexposição, luzes e tal.
    No Photomatix, tem um esquema de revelar as hidden features da foto. É louco, ele mostra umas coisas que a diferença de cores da foto normal não revela ao nosso olho. Em uma foto que tirei ontem, tinha um morro atrás de um morro, e aquele não se via nas fotos originais. O Photomatix mostrou que havia uma coisa ali, só analisando as diferenças entre as fotos originais. Cool B-).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.