GParted testado

Mencionei o Live CD do GParted há algum tempo, mas fui testar mesmo só na semana passada. E tudo correu bem.

Como a partição Windows do meu HD era muito pequena (7 GB) e eu queria instalar uns joguinhos novos, tinha que roubar algum espaço da minha partição “/” do Linux (20 GB). Para isto, baixei o Live CD do GParted e queimei um CD. É pequenino, aproximadamente 30 MB. Outra alternativa seria gravá-lo no pen drive USB e bootar por este.

Bootando pelo Live CD, é mostrada uma interface gráfica (Gnome) com alguns programinhas básicos (editor de texto, console etc) e o GParted abre automaticamente, mostrando-lhe as partições de seus HDs. Ali, você pode criar, remover, formatar, redimensionar e pirar como quiser com suas partições. No meu caso, depois de um backup dos dados importantes da partição a ser redimensionada, fiz o resize, criei uma nova partição e a formatei como NTFS. Removi o CD do drive, bootei pelo Windows e lá estava meu novo drive, pronto para ser usado. Como já disse, Partition Magic não mais.

Esta entrada foi publicada em etc. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para GParted testado

  1. Manus disse:

    Pra mim não deu certo.
    Chegou aqui no trampo uma máquina novinha, com Win XP x86_64. Reduzir a partição para instalar o Fedora e o Win passou a mostrar apenas uma ecrã azul.
    Não deveria haver problemas pelo fato de ser 64 bits, já que o sistema de arquivos continua o mesmo. Talvez pelo HD ser SATA 2, ou então algum detalhe faltou.

  2. Manus disse:

    Resolvi aumentar em 5Gb minha /home do Kubuntu com o GParted 0.3. Ele até conseguiu reduzir a partição Win, mas durante o redimensionamento da partição /home deu um ‘unknown error’.
    Como resultado, ‘adios’ /home e tudo o que tinha. Isso me faz lembrar da importância de backups :(
    Pior é descobrir isso: usei a 0.3, veja a 0.3.1: “In case of an overlapping move (which in case of failure may cause damage to a filesystem) GParted now performs a readonly testrun. Also, if a move failes GParted will rollback the transactions and hence insure the safety of your data.”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.