Eclipse Modo Coluna

Incrível descoberta ontem. É daquelas coisas que você fica pensando “Putz, onde eu estive este tempo todo?”. O negócio é o seguinte:

O Eclipse tem uma feature chamada Block Selection Mode, ativada pelo atalho Alt+Shift+A. Este modo é conhecido em outros editores como Column Mode ou Visual Mode. É o Alt+C do UltraEdit (campeão no quesito até esta data), Alt+C do Notepad++ e o V do vi.

eclipse-tip-block-selection-mode

Procurando no Google por “eclipse column mode”, achei esta dica ontem: http://www.vasanth.in/2009/03/31/eclipse-tip-block-selection-mode/ no blog desse rapaz chamado Vasanth Dharmaraj. Já existe há um bom tempo.

O modo de edição por colunas é útil para várias coisas. Entre as que mais uso estão programar (copiar listas de literais), editar planilhas em CSV, gerar instruções SQL (a partir de um CSV), extrair porções de arquivos de log. Agora, dá para fazer tudo no Eclipse.

Por sinal, o Vasanth Dharmaraj também é fã de Formula 1. Postou esta semana sobre o lançamento do carro novo da Ferrari, o F10. Tinha postado também em 2004, sobre o carro daquele ano.

Esta entrada foi publicada em etc. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.