App.net – rede social sem publicidade

Já falamos um pouco sobre o modelo de negócio das redes sociais. Os clientes do Facebook são os anunciantes. O Facebook deve agradar a nós, usuários, para que nós consumamos a publicidade de seus clientes, os anunciantes. A App.net tem uma proposta diferente. O usuário paga uma “mensalidade” para participar da rede. Assim, todos os esforços da App.net são direcionados a satisfazer seu cliente primário, o usuário. Um dos principais valores da App.net é “nunca teremos publicidade”. Dê uma olhada no vídeo:

A ideia é ótima, mas é difícil saber como vai vingar. O mundo das redes sociais é muito complexo, concorrido e a qualidade do produto é apenas uma pequena parte da receita do sucesso. Mas esses caras tem um diferencial. Pra se sobressair, é preciso ser diferente. E, no contexto atual, monetizar sem publicidade é ser diferente.

Esta entrada foi publicada em etc. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas para App.net – rede social sem publicidade

  1. “A ideia é ótima, mas é difícil saber como vai vingar” – concordo. Algumas questões:

    1) A “cultura do grátis” está arraigada demais na internet. Ver o problema das app stores do iOS e Android, onde é cada vez mais difícil convencer usuários a pagar sequer um preço irrisório por aplicações, o que empurra desenvolvedores para modelos freemium / in-app purchases.

    2) Mesmo que a ideia dê certo, incumbents podem reagir fácil demais: logo será anunciado o “Facebook Pro”, garantindo experiência ad-free e outras vantagens para usuários pagantes. O LinkedIn já tem este modelo desde sempre.

  2. Eu ouvi elogios sobre ele no programa do Leo Laporte semana retrasada, quem usa gosta, mas o alcance é muito pequeno. Muitos de nós gostariam de viver sem Facebook, mas vivem com por questão de necessidade, para amplificar algum projeto na web por exemplo. E tem a velha pergunta, “quem precisa de mais uma rede social”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.