Filmes na TV, com Linux

“Victory is mine!” foi o grito de Stewie Griffin quando finalmente consegui fazer vídeos aparecerem na TV, a partir do Linux. Como havia chegado mais cedo em casa (o expediente acabou às 16h30 devido aos ataques terroristas – quase excitante viver um acontecimento histórico), resolvi gastar um pouco mais de tempo tentando fazer os vídeos do computador aparecerem na minha TV nova. O toolkit é um cabo s/video-RCA. Uma saída dele é s/video, que se liga aqui do ladinho direito do laptop, e a outra é RCA, que se liga no video-in do televisor. Ligue os cabos, bote o aparelho no modo vídeo, edite seu Device no /etc/X11/xorg.conf:

Section "Device"
Identifier "device1"
VendorName "Intel Corp."
BoardName "Intel 915"
Driver "i810"
Option "DPMS"
Option "TVStandard" "PAL-M"
Option "ConnectedMonitor" "TV"
Option "MonitorLayout" "TV,LFP"
Option "Clone" "true"
Option "TVOutFormat" "SVIDEO"
EndSection

Estes parâmetros são meio chutados (TVStandard, ConnectedMonitor, MonitorLayout, Clone e TVOutFormat), mas funcionam. Depois de reiniciar seu X (Ctrl+Alt+Backspace), aperte a tecla de sincronização de monitor externo de seu laptop (Fn+F4?). Neste ponto, sua área de trabalho deve aparecer na tela da TV. Ouvi dizer que há casos em que se tem que reiniciar o computador com o monitor conectado, para que este seja reconhecido como dispositivo padrão.

No meu caso e no de outras pessoas, tudo apareceu na TV normalmente, exceto o mais desejado neste caso: os vídeos. Na TV, uma tela azul ou preta fica na janela do MPlayer ou na de qualquer outro software com que se tente reproduzir um filme. Estranho, hein?

Não para nossos experts, que podem ser encontrados em um canal IRC perto de você. Usei o #xorg e o #mandriva do Freenode (click nesta URL funciona com a extensão Chatzilla instalada). Os caras lá foram bonzinhos e me contaram sobre a opção -vo do mplayer, para configurar o modo de reprodução. Para mais detalhes, execute:
mplayer -vo help
Tem uns modos interessantes, como modo ASCII (aa), ASCII colorido (caca). Os que funcionaram para minha TV foram gl e gl2. O comando completo:
mplayer -vo gl2 filme/Family\ Guy/Season\ 2/201\ -\ Peter\ Peter\ Caviar\ Eater.avi
Outro cabo útil para seu toolkit laptop-TV é um cabo RCA-foninho. Ele tem um lado foninho stereo, para ligar na saída de fone de ouvido do seu computador, e outro duplo RCA, para ligar nas entradas de áudio da sua TV.

Violently Happy. Falando nisso, se você procurar bem, vai achar no YouTube um vídeo da Björk quebrando a cara de uma jornalista na chegada de um aeroporto. Crazy. Dizem que a repórter já estava enchendo o saco da mulher por quatro dias.

Esta entrada foi publicada em etc. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas para Filmes na TV, com Linux

  1. Manus disse:

    No meu não fungou, minha nVidia GeForce4 MX440 AGP 8x deve requerer parâmetros adicionais pois tudo o que aparece na TV são chuviscos, não sintoniza :)
    #Default
    Section “Device”
    Identifier “NVIDIA Corporation NV18 [GeForce4 MX 440 AGP 8x]”
    Driver “nv”
    BusID “PCI:3:0:0”
    EndSection

    #Added by Manus
    Section “Device”
    Identifier “Sony TV By Manus”
    Driver “nv”
    BusID “PCI:3:0:0”
    Option “DPMS”
    Option “TVStandard” “PAL-M”
    Option “ConnectedMonitor” “TV”
    Option “MonitorLayout” “TV,LFP”
    Option “Clone” “true”
    Option “TVOutFormat” “SVIDEO”
    EndSection

  2. joao disse:

    Quando escrevi este post, ainda estava com o Mandriva 2006. Em 06/06/2006, sugestivamente, instalei o Kubuntu 6.06. Vou ver se consigo configurar no Kubuntu. Se conseguir, digo alguma coisa.

  3. André Sencioles disse:

    Para usar o video normalmente na tv (suporte a XV):

    Option “MonitorLayout” “NONE,TV”
    ou
    Option “MonitorLayout” “LFP,TV”

    A primeira opção joga o pipe principal para a TV e desativa o monitor do notebook (fica dificil de navegar, entao deixe o video em um lugar de facil acesso).
    A segunda opção joga o pipe principal para a TV e o secundario para a tela do notebook, nesse caso a tela azul fica no monitor do notebook…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.