Tenha uma senha forte no email

O acesso a seu email é algo importante. Através dele, outras pessoas poderiam alterar sua senha em sites e acessá-los com sua conta. Além de, é claro, ler todos os seus email. Mesmo se privacidade não for um problema para você, talvez haja outras informações confidenciais em seu email que não devam estar acessíveis a outros (dados bancários, login do Paypal), entre diversos outros assuntos sobre os quais você trocou informações nos últimos tempos.

“Últimos tempos” pode ser bastante. Desde quando você tem seu email? Dois anos, cinco anos? Dez anos!? Se você tem Gmail, por exemplo, e usa a facilidade “Arquivar”, deve haver coisa lá do tempo em que você era atleticano, depois virou coxa e agora tá com uma quedinha pelo Paraná.

Deve haver coisas no seu email do tempo em que você nem entendia direito como isso funcionava. Respondia spams com “Por favor, retire-me de sua lista”. Assinava diversas listas de discussão. Usava o Eudora e não tinha idéia da diferença entre CC e BCC.

A idéia nem era despertar nostalgia. É que hoje troquei a senha do meu email. Era a mesma desde que peguei esse email do Yahoo!. A do Gmail também. Troquei as duas. Fiquei pensando na hipótese de alguém se apossar da senha do meu email. Não seria o fim do mundo, mas  se o indivíduo estivesse a fim de bagunçar, iria me dar um trabalho danado. Imagine que o cara pode ir a qualquer site desses mais famosos, colocar meu email e clicar “esqueci minha senha”. No máximo, teria que responder alguma pergunta boba como “qual sua cor preferida?” e receberia uma senha na bandeja no meu (agora dele) email.

Segurança email

Assim, resolvi colocar uma senha um pouco melhor para tentar diminiur a chance disso acontecer. E por que não aproveitar e lembrar aos amigos da importância de uma senha forte no email?

Ah, e cuidado ao trocar a senha, né. Não vá fazer isso no impulso e trocar para uma parada bizarra que você não vai lembrar depois. Uma das maneiras mais fáceis de se obter uma senha forte é:

  1. Pense em um verso que você gosta. Um trecho de música serve perfeitamente, em português ou inglês. Por exemplo: “Para dançar o créu tem que ter habilidade”.
  2. Pegue as inicias. Neste caso: pdoctqth49 .
  3. Concatene um ou dois números pdoctqth49 . Para lembrar melhor, podem ser seu dia, mês ou ano de nascimento.
  4. Como pitada final, coloque um caracter especial !@#$%?. No fim temos algo como pdoctqth49@ .

Pode parecer difícil no começo, mas em pouco tempo você se acostuma a digitar a senha e sempre vai tê-la na cabeça.

Outra técnica boa é levar em conta o layout do teclado qwerty. Isso fará você digitar senhas com uma rapidez absurda, evitando que olhos grandes fiquem de botuca no seu dedo enquanto digita. A idéia é alternar entre letras da parte extrema direita e extrema esquerda do teclado. Poderíamos pensar em algo como zkqp!9 .

É isso: mantenha uma senha forte em seu email. E não a use em nenhum outro site. Sites mal feitos podem expor sua senha ou mesmo fazer uso dela, pois seu email eles já têm.

Esta entrada foi publicada em etc. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para Tenha uma senha forte no email

  1. Eduardo disse:

    Muito bom artigo, por conta dele resolvi trocar minha senha do email também.
    Porém tem uma “técnica” que eu já utilizo há muito tempo que acho legal compartilhar….

    Eu tenho minha senha normal do email, e para sites em que preciso colocar uma senha mais fraca, eu uso parte do início da minha senha do email.

    Por exemplo:

    Senha do email: guaranaderolha
    Senha fraca: guarana

    Assim não tenho que decorar duas senhas, e mesmo que alguém descubra a senha fraca, não conseguirá acessar o email e outros sites confiáveis em que uso a senha forte.

  2. Pingback: Subterfúgios » Blog Archive » Ataque hacker ao issues.apache.org

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.