Cruzadas em branco com numeração interna

Palavras cruzadas são um hábito perigoso, um passatempo viciante. Aqui em casa, já tivemos crises graves do vício. Dias e dias a fio, sempre tendo que matar uma cruzadinha. Atualmente, somos mais controlados e uma revistinha dura meses.

Quando falo de palavras cruzadas, naturalmente refiro-me à tradicional A Recreativa. IHMO, é a mais completa e inteligente publicação de passatempos do Brasil. Há formas variadas de palavras cruzadas, desde as tradicionais casas mortas assimétricas até as cruzadas em branco com numeração interna. Claro que a dificuldade não depende só do formato, mas do conteúdo. A Recreativa é oferecida em edições mais fáceis, como a Relax, ou mais difíceis, como QI ou Ph.D.

As cruzadas em branco assustam um pouco no começo, pois é capaz de você passar diversos minutos olhando para ela sem preencher letra alguma. Exigem um certo raciocínio em profundidade, organizando possibilidades antes de preencher a casa. A medida que se vai descobrindo algumas palavras, a coisa vai ficando mais divertida e matar a bicha torna-se uma questão de hora. Nem que ninguém fique sabendo, tem um gostinho especial. Aqui em casa, adotamos a prática do meu pai de, após matar a cruzada, assiná-la em letras grandes por cima do quadro. É a grande realização.

Para dar ainda mais emoção às cruzadas em branco, existem as Cruzadas em Branco com Numeração Interna. Elas são parecidas com as cruzadas em branco tradicionais. Ou seja, não têm indicações de quais são as casas mortas (pretas). A diferença é que os enunciados não contêm uma sequência completa. A numeração é sequencial entre horizontais e verticais, de cima para baixo em linhas, e da esquerda para a direita dentro das linhas. Isso requer ainda mais raciocínio em profundidade, deixando a resolução mais emocionante. Para que não fique impossível, as Cruzadas em Branco com Numeração Interna são normalmente simétricas. Ou seja, as casas mortas mantêm uma simetria horizontal e vertical, o que dá ajuda a completá-las.

Provavelmente, não são muito populares, pois A Recreativa inclui apenas uma ou duas Cruzadas em Branco com Numeração Interna em cada revista. Pelo menos, é assim nas edições QI que tenho aqui. Talvez, nas edições Ph.D., haja mais. Duro vai ser matá-las pra poder assinar por cima.

Esta entrada foi publicada em etc. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.