Winamp: Atualizações e Configurações

Adoro o Winamp, sou divulgador e desprezo o Windows Media Player e o iTunes. Mas os carinhas da Nullsoft tem dois problemas sérios:

  1. Não tem mecanismo de atualização automático. Eles lançam uma versão por mês – hoje, foi a 5.091 – e fazem com que eu vá lá no site, faça um download completo da versão nova, desinstale a versão velha e instale a versão nova. Exatamente como se eu estivesse instalando pela primeira vez.
  2. Não tem perfil de configurações. Que saco, cada vez que instalo o Winamp, tenho que configurar todas as opções de novo. Não existe nenhum esquema de perfis que salve no diretório de perfil do S.O. ou algo assim.

As atualizações frequentes fazem ambos os itens tornarem-se bem irritantes. “Não atualize, então.” Pois é, poderia optar por isso, mas também sou filho do Homi, power-user e, além de tudo, como iria olhar para meus amigos sabendo que eles tem um Winamp mais novo que o meu.

Bem, voltando ao assunto. Para facilitar, aqui vão as configurações básicas para qualquer Winamp:

  1. Equalizador. Ligue o equalizador, carregue o preset “Full Bass & Treble”. Diminua um pouquinho os graves de 60 e 170. Deve soar bem para a maioria dos estilos.
  2. Posição na tela. Use a skin antiga, clique duas vezes na parte de cima da janela principal para a transformar em uma barrinha menor que as de menu. Coloque-a no canto superior direito da tela, só um pouco para a esquerda para não atrapalhar os botões de fechar da janela do Windows. Feche o equalizador. Aumente um pouco a largura da playlist, e bastante a sua altura. Diminua-a também com um clique na parte de cima e a arraste até que se cole à janela principal.
  3. Global Hotkeys. Em preferências, habilite as Global Hotkeys. Eu removo todas e depois seto somente “Winkey + C” para “Play/Pause”. Isso uma killer feature. Sempre que precisar falar com alguém, pode apertar essa sequência de teclas em qualquer programa.
  4. Always On Top. Options/Always On Top faz com que seu Winamp, que, nesse momento, é uma coisa minúscula lá em cima da sua tela, fique sempre visível, permitindo a você sempre ver a música corrente e o tempo. Se a playlist for larga o suficiente, mostrará também o tempo total da canção atual.
  5. System Tray Only. Como o Winamp é um programa que fica aberto sempre, você não o vai querer empezinhando sua barra de tarefas. Em Preferences/General Preferences/Show Winamp in, deixe só o System Tray.
  6. Plugin do Audioscrobbler. Esta é a única configuração que o procedimento uninstall/install não estraga (por acaso, pois o diretório de plugins não é removido na desinstalação). Mas, caso seja a primeira vez que estiver instalando o Winamp, vai precisar.

Ainda é de longe meu player preferido, mas eles poderiam gastar um pouco mais de trabalho no procedimento de instalação. Talvez, colocar um renderizador de legendas como plugin de vídeo padrão também fosse uma boa.

Esta entrada foi publicada em etc. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para Winamp: Atualizações e Configurações

  1. Pingback: Global hotkeys in Last.fm Client | Subterfúgios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.