Backup Windows 7: erro 0x80070057

Ontem, o backup do Windows 7 deu-me um susto. Ficou um ícone do Action Center no system tray, dizendo “Backup em andamento”. Até aí, tudo bem. Mas percebi que o ícone não saía e resolvi clicar. Ele me mostrou a tela de Backup do Painel de Controle. E a tela não dizia nada, apenas:

An internal error has occurred:
The parameter is incorrect: (0x80070057)

Tentei entrar pelo Painel de Controle e depois Backup & Restore. Nada, mesmo erro. Não havia como interagir com o mecanismo de backup do Windows. Sempre a mesma tela de erro era mostrada. Fiquei bastante ressabiado ao me dar conta que todos os meus documentos, incluindo as projetos, fotos pessoais, estavam sem backup configurado. E o backup que havia no disco, sabe-se lá se era consistente e recuperável.

Ao contrário do que imaginei, as buscas no Google não encontraram uma solução direta. Muita gente reclamando, alguns listando como bug do Windows, técnicos da Microsoft pedindo arquivos de log. Ressabiado vezes dois. Fiquei até de cara comigo mesmo por ter confiado meu backup à Microsoft.

Mas, aí, achei alguns dos caras nos fóruns que recomendavam fazer um CHKDSK nos HDs de origem do backup. E esse foi o pulo do gato.

Deixei rolando uma verificação de erros durante a noite na minha partição de dados (1 TB). Essa é aquela feita pela interface gráfica do Windows: botão direito no drive, Properties, Tools, Check now. Não foi encontrado nenhum problema físico no HD, mas o file system tinha diversas referências inválidas.

backup-and-restore

Hoje cedo, executei as verificações também nas outras partições, que não apontaram nenhum erro. Inclusive na partição destino no backup e na partição de sistema. Esta requer uma reinicialização para executar. Depois de todas as verificações, reiniciei o sistema novamente e entrei no Painel de Controle de Backup. Smiling and waving and looking so fine! Tudo certinho e pronto para executar um backup.

Enfim, problema resolvido, meu backup está feito e agendado por período novamente. Só o que não saiu foi essa pulga de trás da orelha, zunindo sobre a confiabilidade da ferramenta da backup do Windows 7.

Esta entrada foi publicada em etc. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para Backup Windows 7: erro 0x80070057

  1. Sandro disse:

    Obrigado pela dica. Estava com o mesmo problema, vou testar sua dica hoje a noite. Acabei me virando com softwares de terceiros para backup e olha que ver uma empresa como a MS, dona dos sistemas operacionais mais populares do planeta não conseguir implementar uma ferramenta de backup que preste (e que trata erros com codificações que nem eles entendem) é algo muito triste de se ver.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.